Vestido de Noiva, peça de 1943, foi uma obra
que suscitou diversas publicações de textos críticos e opiniões em jornais da
época. Essa dinamização da crítica literária e teatral brasileira, além de
valorizar a literatura dramática e o próprio teatro, gêneros até então
considerados “atrasados” com relação ao que o Movimento Modernista de
1922 havia conseguido em outros gêneros artísticos, acaba por legitimar o
próprio discurso da crítica, fortalecendo o poder dele com relação ao objeto
artístico criticado e com relação ao público comum. Portanto, tentaremos,
com este artigo, observar os fundamentos da crítica brasileira do século XX
e como isso reverberou no panorama teatral brasileiro.
Nosso estudo se baseará na forma como se deu a recepção da peça
rodriguiana Vestido de Noiva (marco “inaugural” de nosso teatro moderno.
que suscitou diversas publicações de textos críticos e opiniões em jornais da
época. Essa dinamização da crítica literária e teatral brasileira, além de
valorizar a literatura dramática e o próprio teatro, gêneros até então
considerados “atrasados” com relação ao que o Movimento Modernista de
1922 havia conseguido em outros gêneros artísticos, acaba por legitimar o
próprio discurso da crítica, fortalecendo o poder dele com relação ao objeto
artístico criticado e com relação ao público comum. Portanto, tentaremos,
com este artigo, observar os fundamentos da crítica brasileira do século XX
e como isso reverberou no panorama teatral brasileiro.
Nosso estudo se baseará na forma como se deu a recepção da peça
rodriguiana Vestido de Noiva (marco “inaugural” de nosso teatro moderno.
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